Autocadastro no SIGAA e acesso ao Moodle

Para ter acesso às informações acadêmicas do curso, os discentes precisam ter acesso ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Se você ainda não fez o autocadastro, fique atento às instruções a seguir. Após a realização deste procedimento o discente obterá o login e senha de acesso ao sistema.

Para que serve o autocadastro?

O autocadastro serve para que o aluno ou ex-aluno obtenha o acesso ao SIGAA e demais sistemas da UNIFEI que exigem o login institucional.

Para que serve o SIGAA?

• O SIGAA será o espaço para gerenciamento de disciplinas e de todas as informações relativas à vida acadêmica do aluno.
  • O SIGAA agrupará todas as informações de ensino, pesquisa e extensão (participações em monitorias, projetos de extensão e bolsas de iniciação científica).
  • Com o SIGAA muitas informações, declarações e atestados, relativos ao acompanhamento acadêmico poderão ser obtidos através da internet.
  • Com o SIGAA os processos internos da UNIFEI terão mais transparência, redução no uso de papeis, além de integração dos sistemas e informações.
  • O SIGAA permitirá a criação de turmas virtuais onde o docente e discentes terão uma comunicação mais fluida, clara e abrangente. Dados dos planos de aula, cronograma letivo, material de apoio, lançamento de frequências e notas poderão ser facilmente acessados.

Para que serve o Moodle?

O Moodle é o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da UNIFEI utilizado nos cursos/disciplinas na modalidade à distância. Nele o professor apresentará o conteúdo e disponibilizará atividades para os alunos em suas disciplinas. A navegação pelo ambiente é muito intuitiva e de fácil compreensão. O Moodle é utilizado por milhares de universidades em todo o mundo.

Obtendo o acesso ao SIGAA

Etapa 1: Acesse o site https://sigaa.unifei.edu.br e clique em Login.

Observação: Utilizar preferencialmente o navegador Mozilla Firefox.

Etapa 2: Acessar a opção de Cadastre-se (autocadastro) no SIGAA.

Etapa 3: Preencher com as informações pessoais. Nessa tela, o aluno deverá preencher os campos com as suas informações. O cadastro só será validado se os dados digitados forem exatamente iguais aos dados informados no processo seletivo.

• Matrícula: Informe o número de matrícula na UNIFEI;
  • Nível: Selecione o nível acadêmico;
  • A pessoa é estrangeira e não possui CPF: Selecione esta opção, caso o discente seja estrangeiro e não possua o CPF;
  • CPF: Informe o número do CPF;
  • Nome Social: Informe o nome completo;
  • RG: Informe o RG igualmente conforme consta no documento, com letras, pontos e hífen (Ex. MG-XX.XXX.XXX, XX.XXX.XXX-X), de acordo com cada estado que emitiu o documento.
  • Data de Nascimento: Informe a data diretamente no campo ou clique no ícone ao lado para selecionar a data no calendário;
  • E-mail: Informe o e-mail igual foi preenchido no processo seletivo;
  • Ano/Semestre Inicial: Digite o ano e semestre de início do curso. Exemplo: 2021-1;
  • Login: Informe o seu CPF no campo de login (somente números) ou passaporte no caso de discente estrangeiro;
  • Senha: A senha deve deverá ter pelo menos:
    • 10 dígitos, 1 letra maiúscula, 1 letra minúscula, 1 caractere especial: tipo @, # ou *;
  • Confirmar Senha: Informe a mesma senha do campo anterior.

Após preencher os campos obrigatórios, clique em Cadastrar:

A seguinte mensagem será exibida:

Etapa 4: Após realizar o autocadastro com sucessopara que o aluno possa ter acesso ao SIGAA, será necessário que o mesmo informe os dados foram registrados anteriormente.

• Usuário: CPF (somente números)​. ​​​​Se for estrangeiro, usar o número do passaporte.
  • Senha: senha institucional cadastrada.

Em seguida, clique em Entrar. Então, o discente será encaminhado ao módulo Portal do Discente no SIGAA.

Observação importante: Após realizar o autocadastro, o processo para criação do email institucional de discente, leva até 12h.

Etapa 5: De hora em hora, o cadastro do SIGAA é sincronizado com o ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Após verificar a mudança de uma hora completa, acesse o Moodle através do link https://moodle.unifei.edu.br e a página de login aparecerá:

Preencha os dados para acessar o ambiente:

• Nome de usuário: CPF (somente números)​. ​​​​Se for estrangeiro, usar o número do passaporte.
  • Senha: senha institucional cadastrada.

Ao entrar no ambiente, você entrará no seu painel e terá a opção de visualizar as suas disciplinas.