O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para “o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País”.
A UAB funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.
A meta prioritária do Sistema UAB é contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, por isso, as ofertas de vagas são prioritariamente voltadas para a formação inicial de professores da educação básica.
UAB/Capes
Os cursos de nível superior do NEaD Unifei são ofertados em parceria com o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), que tem como meta a contribuição para a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação.
As vagas são abertas mediante Edital divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Universidade então submete suas propostas de cursos, número de vagas e opções de Polos de Apoio Presencial.
Não há uma periodicidade definida para abertura dos editais, número de vagas e aprovação de novos cursos.
O Processo Seletivo
Com a aprovação pela Capes, os cursos de especialização são ofertados após realização de processo seletivo.
Para participar do processo seletivo do NEaD Unifei, o candidato deve possuir diploma de curso superior. Vale registrar que o curso de graduação em Física possui processo seletivo diferenciado dentro da Universidade.
As aulas
Os cursos são gratuitos para os estudantes. As aulas são disponibilizadas na plataforma Moodle, um ambiente virtual de aprendizagem, que oferece várias ferramentas que possibilitam o trabalho colaborativo, bem como o acompanhamento do aprendizado dos estudantes.
Durante o curso, é obrigatória a participação nas atividades presenciais realizadas nos Polos de Apoio Presencial, consulte nos Cursos disponíveis abaixo.
Certificados
Será emitido um Certificado de Conclusão de Curso pela Universidade Federal de Itajubá aos alunos que finalizarem o curso e obtiverem nota geral igual ou superior a 7 (de 10 pontos).
O Certificado especifica o histórico das disciplinas, notas e o corpo docente (com titulação).
Informações
Os novos Editais são publicadas neste site e nas redes sociais.
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Ou preencha o Cadastro de Interessados no final desta página.
Polos
Os Polos de Apoio Presencial são as unidades operacionais para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância pelas instituições públicas de ensino superior no âmbito do Sistema UAB. Mantidos por municípios ou Governos de Estado, os polos oferecem a infraestrutura física, tecnológica e pedagógica para que os alunos possam acompanhar os cursos a distância.
O Polo de Apoio Presencial também pode ser entendido como ‘Local de Encontro’ onde acontecem os momentos presenciais, o acompanhamento e a orientação para os estudos, as práticas laboratoriais e as avaliações presenciais.
O objetivo dos Polos é oferecer o espaço físico de apoio presencial aos alunos da sua região, mantendo as instalações físicas necessárias para atender aos alunos em questões tecnológicas, de laboratório, de biblioteca, entre outras.
Atualmente a UAB/CEDUC/UNIFEI ministra os seguintes cursos abaixo. Clique neles para ver seus polos:
CURSOS DISPONÍVEIS
Curso de Design Instrucional
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A utilização das novas tecnologias de ensino/aprendizagem permite ao aluno criar seu próprio roteiro de aprendizagem, conforme sua necessidade, estilo, interesse e limitações de tempo e espaço. No entanto, autonomia não deve ser confundida com isolamento ou trabalho individual não-cooperativo. Longe de representarem um processo não interativo, os cursos via web podem representar uma experiência […]
A Gestão Educacional supõe um exercício de intervenção socioeducacional, sustentado em três aspectos: gestão humanizadora, gestão funcional e dos espaços, e a gestão burocrático-financeira. Trata-se de garantir o uso de elementos que aumentem a eficiência dos processos institucionais e melhorem a dinâmica ensino-aprendizagem. Relaciona-se a uma atuação que visa promover a organização, mobilização e articulação […]
As novas concepções de organização caracterizam-se por mudanças nos processos internos e na valorização da qualidade de vida dos profissionais. Acompanhando essas mudanças, têm se destacado no meio acadêmico pesquisas que, ancoradas nas proposições advindas das Ciências Humanas e Sociais, apresentam novos olhares sobre as relações de trabalho. A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), atenta […]
Curso de Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade
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É preciso estar preparado para o enfrentamento de questões sociais complexas no campo da educação formal e informal. Relacionar tecnologias, processos educativos (escolares, organizacionais ou populares) e suas relações com os respectivos contextos sociais. Ganha força a ideia de que é necessário, para reduzir a miséria, o desenvolvimento de uma tecnologia muito diferente daquela convencional […]