Sinfonias e Sintonias: A música e Paulo Freire

SALA DE AULA INTERATIVA NO CEDUC

No dia 4 de novembro de 2021, aconteceu a segunda live em comemoração ao centenário de Paulo Freire.

O evento foi uma iniciativa do Núcleo de Humanidades e Linguagens (NHL) e do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP) e contou com o apoio da equipe do curso de extensão “Tecnologias Emergentes”, do Programa de PósGraduação em Educação em Ciências (PPGEC), do Núcleo de Educação Online e Aberta (NEOA), do Centro de Educação (CEDUC), e do Grupo de Pesquisa Tecnologias e Cultura Digital da Educação em Ciências (TeCDEC), todos da UNIFEI.

Com a temática “Sinfonia e Sintonias: a música e Paulo Freire”, a live trouxe a fala da Profa. Dra. Heloisa Faria Braga Feichas, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que atua na área de Educação Musical há mais de 30 anos. A mediação foi feita pelo Prof. Dr. Evandro Rozentalski, da UNIFEI.

A palestra abordou as contribuições de Paulo Freire na área de Educação Musical. Durante a live, a Profa. Heloisa destacou as motivações e razões para a adoção de Paulo Freire na formação de licenciandos em música, falou de projetos desenvolvidos nas escolas e que têm a educação freireana como fundamento para as ações. Além disso, destacou as contribuições de Paulo Freire para uma formação musical humanizadora.

Após a exposição inicial da Profa. Heloisa, a live contou com a participação do público do Youtube com questões e comentários sobre as ideias apresentadas ao longo da palestra e muitas associações foram feitas pelos participantes articulando as ideias trazidas pela palestrante a outros contextos educacionais o que deixou evidente a abrangência e a profundidade das contribuições de Paulo Freire para a educação.

Notícias                     Assista o evento