Roda de conversa Formação continuada de professores em cursos a distância

No dia 30/11 o evento NEOA PORTAS ABERTAS, promoveu a roda de conversa “Formação continuada de professores em cursos a distância” na qual as professoras Doutoras Juliana Furlani e Cláudia Matta falaram sobre o seu projeto de extensão que acontece por meio da oferta do curso “ Introdução às Tecnologias Emergentes” e que, entre os anos de 2015 e 2021 possibilitou a certificação de 548 professores.

De acordo com as professoras, o objetivo do curso é a formação continuada de professores, principalmente os que atuam na Educação Básica, com vistas à capacitação para o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação em sala de aula.
As professoras destacaram, inicialmente, que a formação dos professores no Brasil, tanto a inicial quanto a continuada está presente no Plano Nacional de Educação – PNE como uma das metas a serem atingidas até 2024 e que o curso de extensão que oferecem na Unifei, através do ambiente virtual de aprendizagem – AVA Moodle, é uma ação que está em consonância com esse objetivo, além de contribuir para o letramento digital dos professores que necessitam estar preparados para a prática de novas metodologias de aprendizagem que usam as TIDIC e focam no papel ativo do aluno.
Após breve exposição, elas trouxeram para a conversa, o depoimento da professora Lorena Maria Batista que foi aluna do curso e utilizou o que aprendeu em sua prática escolar e profissional. Lorena é professora do estado desde 2016 e com a chegada da pandemia, em 2020, sentiu a necessidade de pesquisar sobre as TDICs e contou sobre a sua impressão no curso, destacando os momentos síncronos nos quais teve contato maior e interagiu com as professores e colegas.

Para acessar a palestra, acesse: https://youtu.be/LWWjfQuXj9g