Alunos do PET Engenharia de Produção aplicam ‘5s’ no NeaD Unifei

Trabalhar e despertar os sensos de utilização, organização, limpeza, padronização e disciplina são os princípios utilizados no chamado ‘Programa 5s’. Por meio de uma iniciativa da professora Cláudia da Matta, enquanto coordenadora do NEaD Unifei, juntamente com o professor Carlos Henrique Mello, que é coordenador do programa PET Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá, um treinamento prático foi realizado com a equipe da Secretaria do NEaD aplicando os conceitos do ‘5s’.

No dia 11 de dezembro, alunos que integram a Equipe de Treinamentos do PET Engenharia de Produção concluíram os trabalhos que tiveram início em setembro. As servidoras do NEaD relataram que o treinamento foi essencial para que pudessem organizar melhor as atividades e os espaços de trabalho. A partir dessa iniciativa, segundo os alunos, outros departamentos da instituição poderão ser visitados para a aplicação destes conceitos.

O ‘5s’ é uma das ferramentas do pensamento Lean que ajuda a criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades para melhorias. A proposta é reduzir o desperdício de recursos e espaço de forma a aumentar a eficiência operacional. Sobre a experiência, a gerente da Equipe de Treinamentos do PET, Aline Venâncio, avaliou como positiva e desafiadora, por ser em um ambiente diferente do de produção. “Nós gostamos muito da aplicação na Secretaria do NEaD, pois nos possibilitou trabalhar com pessoas de diferentes e isso nos ajudou a melhorar nossa comunicação e relacionamento interpessoal. Por estamos mais acostumados com um ambiente de produção, foi uma experiência totalmente nova”, disse ela, que também pontuou que a demanda de serviços maior nesse período prejudicou a dedicação dos servidores ao 5s.

O PET Engenharia de Produção tem ainda outras equipes que oferecem cursos e treinamentos em outras áreas. Como exemplo, curso de Excel e de SolidWorks. Todos integrantes participam das equipes e desenvolvem alguma pesquisa de iniciação científica.

Para conhecer mais o projeto, acesse o site: petproducao.unifei.edu.br, ou as redes sociais: facebook.com/petproducaounifei. O e-mail de contato é: petproducao@unifei.edu.br.