Alunos da região destaques na 14ª OBMEP recebem premiação

Aconteceu nas instalações da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no prédio do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), a cerimônia de premiação dos alunos pertencentes à Superintendência Regional de Ensino de Itajubá (SER) e destaques na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), referente a 2018.

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, desde 2005, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O evento aconteceu no dia 6 de maio, quando 44 alunos foram condecorados com medalhas de ouro, prata e bronze, além das menções honrosas. O destaque ficou com a cidade de Conceição dos Ouros, que teve dois alunos premiados com a medalha de ouro. Na presença do coordenador regional da OBMEP, Sandro Rodrigues Mazorche, eles receberam a premiação ao lado de familiares e amigos. “Essa premiação é o reconhecimento do trabalho dos professores e dos alunos. É a valorização de todo o tempo de trabalho nas escolas”, comentou Sandro. Ele explicou ainda que a Olimpíada permite aos alunos medalhistas obterem bolsas estudo e de iniciação científica. “E o aquele que resolver seguir a carreira pode ganhar bolsa de Mestrado”, completou.

Ele disse ainda que, dentro do cenário nacional e de Minas Gerais, esta Superintendência sempre teve um destaque positivo ao longo dos anos, com muitas medalhas. “E Conceição dos Ouros mercê nossos aplausos, são os únicos ouros da regional”, destacou.

A coordenadora da OBMEP Regional Itajubá, Priscilha Vilas Bôas, que é diretora de pessoal da SER, parabenizou ainda os familiares dos alunos, pelo incentivo a acompanhamento. “Estimular o estudo é garantir um futuro de qualidade. Parabéns a todos envolvidos”.

O coordenador do curso de Matemática da Unifei, Rick Antonio Rischter, esteve presente também e se animou em ver um ex-aluno entre os professores que preparam os medalhistas. “É o fruto do nosso trabalho. Fico feliz de ver o resultado. As portas da Unifei estão abertas a todos vocês”, declarou Rick, que apresentou mais detalhes do curso aos convidados.

A realização do evento na Unifei, para Sandro, tem um significado diferenciado. “Valoriza muito. É um estímulo ao sonho deles, até porque o campus é muito bonito”. Segundo ele, a premiação nacional vai acontecer em Salvador/BA. Ao todo, mais de 19 milhões de jovens participaram e cerca de 55 mil foram premiados.

Acesse AQUI a listagem completa dos alunos.