A utilização das novas tecnologias de ensino/aprendizagem permite ao aluno criar seu próprio roteiro de aprendizagem, conforme sua necessidade, estilo, interesse e limitações de tempo e espaço. No entanto, autonomia não deve ser confundida com isolamento ou trabalho individual não-cooperativo. Longe de representarem um processo não interativo, os cursos via web podem representar uma experiência de aprendizagem colaborativa, envolvendo a interação aluno-professor e aluno-aluno, através de comunicação entre múltiplos interlocutores. A construção do conhecimento e a produção de experiências de aprendizagem respondem a um processo de negociação e discussão.
O planejamento do processo de aprendizagem on-line precisa centra-se no respeito à capacidade e desenvolvimento de competências das pessoas em geral, principalmente das que buscam formas mais dinâmicas e interativas de aprendizagem. Quem realiza esse planejamento é o designer instrucional, que busca demonstrar a importância de um processo de ensino on-line bem elaborado e didático para os seus usuários, além de evidenciar como o mesmo gera um real aprendizado, com o propósito de promover a qualidade no processo de ensino-aprendizagem.
O curso de especialização em Design Instrucional visa formar profissionais para o uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e metodologias de educação a distância, além de nortear profissionais que têm interesse em trabalhar dentro de uma metodologia nova de ensino, subsidiando-os com uma fundamentação teórica e prática específica e de revolucionárias técnicas pedagógicas: do planejamento à aplicação de cursos adequados para a EAD via web.
O design instrucional é hoje um dos grandes recursos de tecnologia na educação e facilita o processo de aprendizagem por parte dos alunos de cursos on-line ou treinamentos corporativos. A formação destes profissionais está voltada para as necessidades das instituições públicas, empresas e indústrias capacitando-os para trabalhar com os materiais didáticos apropriados para ambientes virtuais de ensino e aprendizagem.
OBJETIVOS
-
- Desenvolver habilidades e fornecer capacitação formal no nível de pós-graduação aos profissionais graduados;
- Viabilizar o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas;
- Disponibilizar e propiciar o contato com as produções teórico-práticas que possam otimizar a gestão educacional ou de treinamento corporativo.
COMPETÊNCIAS
-
- Implementar, avaliar, coordenar e planejar o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância;
- Domínio de metodologias e técnicas diferenciadas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem;
- Atuação em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais.
HABILIDADES
-
- Aplicar métodos e técnicas gerenciais no exercício da função;
- Percepção diferenciada das ferramentas de ensino presencial e/ou a distância
- Conhecimento e domínio da informática específica para projetos pedagógicos/instrucionais.
PÚBLICO-ALVO
Graduados ou interessados em atuar no planejamento de disciplinas, cursos ou treinamentos virtuais, via internet, para qualquer área e nível; pesquisadores; profissionais em gestão de treinamento e de conhecimento; e interessados em novas metodologias para o aprendizado.
PERFIL DO EGRESSO
Atuará na concepção, planejamento, desenvolvimento e validação de cursos on-line, em organizações públicas, privadas e de terceiro setor. Estará apto a elaborar projetos de design instrucional, visando minimizar as limitações dos aprendizes e do meio.
DADOS ESPECÍFICOS
Modalidade: Especialização
Carga horária: 360 horas
Duração: 18 meses
Prazo para integralização: 30 meses
Coordenador(a): Prof. Carlos Eduardo Corrêa Molina
E-mails: coordenacao.di@unifei.edu.br / secretaria.di@unifei.edu.br
Telefone: (35) 3629-1963
ESTRUTURA DO CURSO
O curso é dividido em dez módulos, além das disciplinas teóricas, tem a aplicação prática e o trabalho de conclusão do curso. Tem duração de 15 a 17 meses e é oferecido em seis Polos de Apoio Presencial nos Estados de Minas Gerais e São Paulo. Há seis momentos presenciais, sendo a aula inaugural, quatro encontros avaliativos das disciplinas e apresentação do trabalho final.
GRADE CURRICULAR
Módulos |
Capacitação em Ambiente Virtual para EaD |
CH |
1 |
Introdução ao tema. Apresentação das ferramentas de um ambiente de criação, produção e gestão de cursos a distância. |
45 |
|
Planejando um Curso EaD para Web |
|
2 |
Conceitos sobre EaD, aspectos principais da regulamentação; referenciais de qualidade para EaD, legislação sobre os direitos autorais de EaD, técnicas de ensino/aprendizagem para WEB, interatividade professor/aluno e aluno/aluno (construção colaborativa), etapas para o planejamento de um curso EaD, desenvolvimento prático de um projeto de curso EaD |
30 |
|
Desenvolvendo Cursos para Web Focados no Aprendizado |
|
3 |
Estratégias de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação do material multimídia para o aprendizado participativo e colaborativo sob o olhar do designer instrucional. Aspectos teóricos e práticos da tutoria. |
30 |
|
Avaliando o Ensino e a Aprendizagem de um curso pela Web |
|
4 |
Apresenta as ferramentas tecnológicas disponíveis para as diversas formas de avaliação de uma disciplina virtual e dos seus participantes, buscando a utilização dos resultados para o aprimoramento do planejamento do curso e da metodologia de ensino/aprendizagem para um melhor desempenho dos participantes. |
30 |
|
Incentivando o Aprendizado Virtual através do Relacionamento |
|
5 |
Estudo mais aprofundado sobre as ferramentas e as técnicas de interação mais utilizadas em ambientes virtuais. Aplicação e análise dos estilos de aprendizagem de Felder; estudo dos tipos de relacionamentos existentes em um ambiente virtual e qual a influência destes relacionamentos na aprendizagem dos alunos. |
30 |
|
Educação Inclusiva pela EaD para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE’s) |
|
6 |
Reflexão sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs e os recursos de EaD para promover ambientes virtuais verdadeiramente inclusivos de aprendizagem, permitindo valorizar as diferenças, na busca de uma educação de qualidade para todos. |
30 |
|
Oficina de Produção de Cursos Virtuais |
|
7 |
Elaboração de material didático; criação e edição da Dinâmica do Curso, agendas, atividades e material de apoio e leituras do curso aula a aula; criação e aplicação de atividades dinâmicas e interativas; criação e aplicação de atividades avaliativas. |
45 |
|
Oficina de Dinâmicas Virtuais, de Grupos e jogos para Cursos Virtuais |
|
8 |
Desenvolvimento e aplicação prática de atividades dinâmicas individuais, de grupo e jogos como um recurso pedagógico para cursos virtuais. |
30 |
|
Oficina de Administração e Gerenciamento de Cursos Virtuais em Execução |
|
9 |
Tutoria na prática; mediação das atividades interativas; contato com os alunos; gerenciamento de acessos; atividades avaliativas; elaboração das informações detalhadas do curso; divulgação, administração das inscrições. |
15 |
|
Técnicas para Elaboração de Trabalho Final de Curso – Monografia |
|
10 |
Construção de um projeto de curso de Licenciatura e/ou à produção de material didático para utilização em curso desta natureza, de acordo com o(s) trabalho(s) prático(s) desenvolvido(s) no(s) módulo(s) de Laboratório de Produção. |
75 |
Total Geral |
360h |
PROFESSORES
-
- Carlos Eduardo Corrêa Molina
- Edmilson Marmo Moreira
- Jose Hamilton Chaves Gorgulho Junior
- Luiz Lenarth Gabriel Vermaas
- Rogerio Melloni
TUTORES
-
- Ana Lúcia Lima Machado
- Audrea Glaser Prado
- Dessano Plum de Oliveira
- Inajara Anselmo Ribeiro Miranda
- Lúcia Carvalho Moreira Dias
- Maristela Gulla Silva
- Paulo Mateus Colosimo
MATERIAL EXTRA
POLOS DE APOIO PRESENCIAL
Minas Gerais – Turma 2019/2020
Ilicínea/MG
Coordenador(a): Lilian Cardoso de Oliveira Nascimento Vilela
Endereço: Praça Padre João Lourenço Leite, nº 220 – Centro – Ilicínea/MG
CEP: 37.175-000 Telefone: (35) 3854.1238 E-mail: ilicinea_polouab@yahoo.com.br
Horário de atendimento: 08h às 12h e das 13h às 20h (segunda a sexta-feira). Aos sábados, quando ocorrer atividade ou aula presencial, das 08h às 17h.
Santa Rita de Caldas/MG
Coordenador(a): Patrícia Fonseca
Endereço: Rua Prefeito Sebastião Januzi, n° 20, bairro Centro – Santa Rita de Caldas/MG
CEP: 37775-000
Telefone: 35) 3734-1209 – ramal 6 / (35) 9.9174-1349
E-mail: secretariapolouabsrc@gmail.com / polouabsrc@hotmail.com
Horário de atendimento: 8h às 21h30 (segunda a quinta-feira) / 8h às 16h (sexta-feira). Sábados, de acordo com necessidade dos cursos.
São João Del Rei/MG
Coordenador(a): Maria Jeanette Nogueira
Endereço: Av. General Osório, nº 779 – bairro Tejuco – São João Del Rei/MG
CEP: 36.300-170 Telefone: (32) 3372.8711 E-mail: polouabsjdelrei@gmail.com
Horário de atendimento: 8h às 11h e das 12h30 às 21h (segunda a sexta-feira)
São Paulo – Turma 2019/2020
Guarulhos/SP
Coordenador(a): Lucas Santana Borges
Endereço: Avenida Monteiro Lobato, Nº 734 , bairro Macedo – Guarulhos/SP
Cep: 07112-000 Telefone: (11) 2472-5423 E-mail: adamastor.guarulhos@gmail.com
Horário de atendimento: 9h às 17h
Serrana/SP
Coordenador(a): Fernando Seixas dos Reis
Endereço: Rua Santa Cruz, nº 1725, bairro Jardim Cristina – Serrana/SP
Cep: 14150-000 Telefone: (16) 3987-1263 E-mail: polouabserrana@gmail.com
Horário de atendimento: 7h às 11h e 13h às 17h e 18h30 às 22h
Minas Gerais – Turma 2017/2018
Boa Esperança/MG
Coordenador(a): Leydson da Costa Porto
Endereço: Rua Tonico Rodrigues, nº 480, bairro Ozanan – Boa Esperança / MG
Complemento: CAIC de Boa Esperança CEP: 37170-000
Telefone/fax: (35) 3851-8073
E-mail: polouab@boaesperanca.mg.gov.br; leydson.porto@hotmail.com
Horário de atendimento: 9h às 12h e 13 às 16h (segunda a sexta-feira) / 8h às 12h (sábado)
Itamonte/MG
Coordenador(a): Paula Leone Mendes de Carvalho
Endereço: Prefeito José Ribeiro Pereira Filho, 215, Centro – Itamonte/MG (em frente à Prefeitura)
Telefone/Fax: (35) 3363 -1103 E-mail: uabitamonte@yahoo.com.br
Horário de atendimento: 12h30 às 17h (segunda a quinta-feira) / 18h às 20h (sexta-feira) / 8h às 11h (sábado)
São Paulo – Turma 2017/2018
Franca/SP
Coordenador(a): Cláudia Alexandra Bolela Silveira
Endereço: Avenida Champagnat, 1808 – Centro Franca/SP
CEP: 37145-000 Telefone: (16) 3711-9224 e (16) 3711-9259
Fax: (16) 3711-9201
E-mail: uabpolofranca@gmail.com; claudiabolelauabpolofranca@gmail.com
Horário de atendimento: 8h às 12h e das 13h às 22h (segunda a sexta-feira) / 8h às 18h (sábado)
Santos/SP
Coordenador(a): Lilian Cristina dos Santos
Endereço: Rua Sete de Setembro, nº 34, bairro Vila Nova – Santos/SP
CEP: 11013-350 Telefone: (13) 3232-1451
E-mail: uabpolosantos@gmail.com
Site: www.portal.santos.sp.gov.br/seduc/page.php?154
Horário de atendimento: 9h às 20h (segunda a sexta-feira) / 9h às 13h (sábado)
São João da Boa Vista/SP
Coordenador(a): Eloisa Helena Rodrigues Matielo Ribeiro
Endereço: Rua Riachuelo, nº 444, bairro Centro – São João da Boa Vista/SP
CEP: 13.870-234
Telefone: (19) 3631-0114 / (19) 3631-0114 / (19) 3634-2636
E-mail: polouabsjbvista@uol.com.br
Horário de atendimento: 7h30 às 12h e das 13h às 17h (segunda a sexta-feira) – Noturno e aos sábados de acordo com a necessidade
São José dos Campos/SP
Coordenador(a): Eliane Miranda David
Endereço: Avenida Olivo Gomes, nº 250, bairro Santana- São José dos Campos/SP
Referência: Piso Térreo do CEFE. Ao lado da EMEF Profª Vera Lucia Carnevalli Barreto
CEP: 12.211-115
Telefone: (12) 3939-5010, (12) 3911-3748 e (12) 98166-0351
E-mail: polo.uab@sjc.sp.gov.br / eliane.david@sjc.sp.gov.br
Horário de atendimento: 13h às 17h e 18h às 22h ( segunda a sexta-feira)/ 8h às 13h (sábado)